Esvaziamentos cervicais, também conhecidos como Linfadenectomias cervicais, são procedimentos cirúrgicos para remoção dos linfonodos (gânglios linfáticos) metastáticos ou não metastáticos do pescoço, as famosas “ínguas” no conhecimento popular.

Antes de discorrer sobre o tema, é preciso ter conhecimento do que significa o termo “metástase linfonodal”

Praticamente todos os tipos de Câncer da Cabeça e Pescoço, com raras exceções, são capazes de disseminar, através dos vasos linfáticos, para os linfonodos do pescoço. As células malignas chegando até os linfonodos, começam a crescer dentro do mesmo, alterando sua estrutura, seu tamanho e sua densidade, os quais ficam mais endurecidos e aumentados à palpação. É muito comum o paciente com um câncer na faringe (garganta) procurar o Cirurgião de Cabeça e Pescoço por ter percebido um caroço aumentado e duro no pescoço (metástase), mas sem sintomas na garganta. Isto porque muitas vezes a metástase tem crescimento mais rápido do que o próprio tumor primário que a originou.

Os Esvaziamentos Cervicais são indicados para tratamento de metástases cervicais presentes e visíveis aos exames de imagem (ultrassom, tomografia, ressonância). Porém, também são realizados para prevenção de metástases em casos selecionados, ou seja, são realizados mesmo sem a presença de metástase identificável. Nesses casos são chamados de esvaziamentos profiláticos ou seletivos (preventivos).

 

Tipos de Esvaziamentos Cervicais:

Esvaziamento Cervical Radical (Clássico e Modificado)

É a remoção completa de todas as cadeias linfonodais do pescoço, incluindo todos os níveis do pescoço (1 a 5), ou seja, da mandíbula até a clavícula. Está indicado quando na presença de metástases linfonodais clínicas, ou seja, identificáveis tanto a palpação quanto em exames de imagem, além de PAAF (punção aspirativa agulha fina – biópsia). Na versão clássica, também são removidos estruturas importantes como o músculo esternocleidomastoideo, a veia jugular interna e o nervo acessório. Na versão modificada, as estruturas importantes removidas na versão clássica são preservadas em parte ou na totalidade.

Esvaziamento Cervical Radical Ampliado

Esvaziamento Cervical Seletivo

Considerações Finais Importantes