As doenças cirúrgicas da glândula tireoide se resumem em 3 indicações:

  • Tratamento Cirúrgico do Hipertireoidismo – Doença de Graves (excesso do hormônio tireoidiano)
  • Tratamento do Bócio Multinodular (conhecido popularmente como “papo”)
  • Tratamento do Câncer de Tireoide (tumor – neoplasia maligna).

Causas

A Doença de Graves é causada por um anticorpo auto-imune conhecido como TRAB. O TRAB faz com que a tireoide produza o hormônio tireoidiano em excesso no paciente gerando um hipertireoidismo muitas vezes severo e também gera um aumento visível e difuso da tireoide na maioria das vezes sem nódulos. Essa doença também é conhecida como Bócio Difuso Tóxico.

 Os sintomas mais comuns são: Abaulamento do pescoço (“papo”), emagrecimento, tremores, sudorese, insônia, taquicardia (coração acelerado) e nas formas mais tardias ocorre a exoftalmia (os olhos saltam para fora e ficam esbugalhados – face de espanto)

O Bócio Multinodular Atóxico é o famoso “papo”  com aumento da tireoide sem hipertireoidismo e com muitos nódulos dentro dele, a maioria benignos. Tende a crescer lentamente e além da questão estética, pode comprimir a traquéia causando desconforto respiratório (aperto na garganta) conforme a posição do pescoço. O Bócio Multinodular pode se apresentar em uma forma especial conhecido como Bócio Mergulhante. Nesse caso ele mergulha para dentro do tórax atrás do osso esterno e não aparece na forma de “papo”. Pode até parecer uma “vantagem” porque não costuma gerar a questão estética, porém existe uma grande desvantagem: a compressão da traquéia é muito maior, pois o espaço dentro do tórax é muito apertado. Os sintomas costumam ser mais importantes e evoluem mais rapidamente em intensidade não se devendo postergar o tratamento cirúrgico.


O Câncer de Tireoide (neoplasia maligna) costuma se apresentar na maioria das vezes como um nódulo único na tireoide. São assintomáticos em grande parte e costumam ser descobertos em exames de Ultrassom de Tireoide realizados rotineiramente. Quando apresentam sintomas, o paciente percebe um nódulo endurecido palpável na região anterior/inferior do pescoço ou até mesmo na porção lateral do pescoço e, neste caso, já se trata de Metástase do Câncer de Tireoide para um Linfonodo Cervical (disseminação para uma “íngua” (linfonodo) do pescoço – progressão da doença maligna).

A investigação diagnóstica é feita com a PAAF (punção aspirativa com agulha fina) guiada por Ultrassonografia. Se a PAAF indicar a suspeita, está indicado o tratamento cirúrgico.

Tratamentos